domingo, 20 de fevereiro de 2011

Regras para petiscar sem engordar

Aborrecimentos, ansiedade, hábito...Existem inúmeras razões que a levam a petiscar entre refeições mas, na maioria das vezes, o problema está numa dieta inadequada com intervalos demasiado longos (ou curtos) em refeições principais, poucos hidratos de carbono, poucas fibras...
De uma forma geral, petiscar entre refeições é prejudicial para a saúde porque, na grande parte dos casos, ingerem-se alimentos poucos saudáveis, como aperitivos, batatas fritas, sumos gaseificados, cerveja, chocolates, bolachas ou bolos industriais que ajudam a enganar a fome mas que são ricos em calorias vazias (isto é, sem nutrientes).
Se quer emagrecer, esqueça estes produtos. Se não está de dieta, pode consumi-los esporadicamente. Só não se habitue a fazê-lo todos os dias.
De qualquer forma, aquilo que lhe recomendamos é que petisque de forma saúdavel, isto é, faça pequenas refeições intercalares com os alimentos certos, nutritivos e pouco calóricos.

De olho nas situações de risco
Existem certas actividades que propiciam o vício de petiscar, nomeadamente aquelas que estão relacionadas com a cozinha e /ou as relações socias. Cozinheiros, empregados de restaurantes e todos aqueles que trabalham com comida estão mais vulneráveis por terem necessidade de provar os pratos que servem.
Tal como os executivos e os comerciais, que se encontram à dos aperitivos na hora de fazer negócios. Uma alimentação adequada e a vontade de transformar este hábito em algo mais saudável pode ajudar a controlar este perigo.

Quando os sentimentos controlam a vontade de petiscar
A ansiedade pode ser outro dos motores para petiscar, já que, para acalmá-la, recorremos frequentemente à comida. Se isso lhe aconteceé sinal de que o modo como come está relacionado com o seu estado emocional. Por isso, é melhor forma de cortar com esse hábito é recorrer a outros métodos que restabeleçam o equilíbrio.
Pode optar por técnicas de relaxamento, como a meditação ou o yoga, reaprender a respirar ou talvez precise de descarregar essa ansiedade em actividades físicas: corra, passeie, faça exercício ou destraia-se com qualquer outra coisa que não tenha a ver com comida.

Truques para evitar os maus petiscos
  • Faça um plano. Não improvise muito. Programe uma ementa semanal e siga-a!
  • Não encha a despensa. Senão atentação é muito maior.
  • Evite as refeições pré-cozinhadas. Por norma, têm muito mais gordura.
  • Opte por merendas saudáveis

Petiscar pode ser saudável
  • Comer muitas vezes ao dia pode ser benéfico para a saúde porque mantém activo o metabolismo, estimula o gasto calórico e porque, fazer uma pequena merenda quando se sente fome, pode evitar que se coma demasiado na refeição seguinte.
  • Eis os alimentos que pode comer, em casa ou no trabalho, para que petiscar se torne num vício saudável:
  • Bolachas integrais ou arroz tufado (escolha as menos calóricas)
  • Barras de cereais (escolha as menos calóricas)
  • Iogurtes magros
  • Fruta, nomeadamente morangos, maçã e bananas...Acompanhe sempre com uma bolacha ou tosta, para aumentar o nível de saciedade e equilibrar os níveis de glicose no sangue.
  • Fruta desidratadas, sobretudo passas de figo ou de ameixa
  • Frutos secos, incluindo nozes e amêndoas. Não exagere, contudo, nas quantidades. Um punhado é geralmente considerado a dose ideal
  • Legumes, nomeadamente palitos de cenoura ou rábano
  • Infusões sem açucar e muita água

Fonte: Revista Saber Viver

0 comentários:

X

Tratar Saúde

Receba no seu e-mail dicas de saúde

Subscreva a newsletter gratuita.